Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

Produção científica e produção/reprodução capitalista: história, memória e ideologia


O X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico têm como tema a “Produção do conhecimento no limiar do século XXI: tendências e conflitos”. O evento será realizado na cidade de Vitória da Conquista/BA, no período de 28 a 30 de agosto de 2013 e as inscrições para participação como ouvinte e para submissão de trabalhos já estão abertas.

A relação entre a produção científica e a produção/reprodução capitalista: história, memória e ideologia

Um dos Colóquios Temáticos apresentados diz respeito “A relação entre a produção científica e a produção/reprodução capitalista: história, memória e ideologia”.

Ementa: No atual cenário mundial, marcado por profundos processos de concentração/centralização econômica, registra-se uma crise geral, evidenciada desde o início dos anos 1970. Seus efeitos impeliram o sistema a forjar uma reestruturação sem que seus ajustes estruturais implicassem ruptura em sua inter-relação. Tais políticas de adequação das relações sociais mais gerais à lógica da acumulação capitalista planetária acirraram as contradições, implodindo centrais instituições econômico-financeiras e políticas fundadas no imediato pós II Guerra Mundial. A produção científica não ficou fora dessa dinâmica, reproduzindo a lógica mercantil dessa acumulação. Este Colóquio Temático propõe discussões temáticas como: processos relacionados às categorias ideologia, memória e História; discursos politicoideológicos e práticas sociais, tendo por ponto de partida a reprodução do capital; constituição dos sujeitos sociais e suas representações; práticas sociais e processos de dominação; construção/reconstrução/desconstrução da memória em perspectiva histórica; produção e reprodução social do conhecimento científico na atual conjuntura capitalista.
Coordenadores: Prof. Dr. José Rubens Mascarenhas de Almeida (UESB) –
As comunicações científicas ocorrerão dentro dos Colóquios Temáticos e deverão ser resultado de estudos e pesquisas. A submissão de trabalho pode ser feitas até 08/04/2013, exclusivamente pela internet, com o artigo enviado no ato do preenchimento da inscrição, devidamente identificado.

Instituições Vinculadas: 
Quando: 
De 28/08/2013 até 30/08/2013
Onde: 
Vitória da Conquista, BA
Inscrições: 
De 01/03/2013 até 30/08/2013
Submissões: 
De 01/03/2013 até 30/08/2013

Nenhum comentário: