Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sabedoria árabe X Paranoia gringa

Um velho árabe vivia em Idaho, EUA, há 40 anos. Queria plantar batatas no seu jardim, mas arar era um trabalho muito duro para ele.
Seu único filho, Ahmed, estava estudando na França. Então, o velho homem decide enviar um e-mail explicando o problema:
- Querido Ahmed: Sinto-me mal porque eu não vou poder plantar minhas batatas este ano. Estou velho demais para arar os campos. Se você estivesse aqui, ararias terra para mim. Que Deus esteja com você. Te amo, papai.
No dia seguinte, o velho recebe a resposta para o seu filho:
- Pai Querido, pelo amor de Deus, não revolva a terra do jardim. É aí que eu tenho escondido aquilo. Te amo, Ahmed.
Cerca de quatro horas depoisagentes da polícia local, do FBI, da CIA e do Pentágono revolvem toda a terra do jardim à procura de materiais que, supostamente, serviriam para construir bombas, armas ou Anthrax. No entanto, nada encontram e vão embora.
No mesmo dia o homem recebeu outro e-mail de seu filho:
- Querido papai: certamente o solo do jardim está pronto e apto à plantação de batatas. Foi o melhor que pude fazer apartir daqui. Te quero, seu filho Ahmed.

Líbia: Mais de 50 mil pessoas morreram desde início do conflito alimentado pela OTAN

Unas 50 mil personas perecieron en Libia desde que en febrero del año en curso comenzaron protestas populares contra el régimen de Muamar Gadafi, comunicó hoy el portavoz del Consejo Nacional de Transición, coronel Hisham Buhagiar.
“Unas 50 mil personas fueron matadas desde que comenzó el levantamiento”, dijo el coronel, cuyas tropas tomaron bajo su control hace una semana la capital libia, Trípoli.
“En Misurata y Zlitan perecieron de 15 mil a 17 mil personas. Grandes pérdidas humanas se registraron durante los combates librados en la región montañosa de Jebel-Nafusa. Liberamos a unos 28 mil presos. Los desaparecidos pueden considerarse muertos, en nuestra opinión”, añadió.
A mediados de febrero del año en curso, en Libia estallaron protestas contra el régimen de Muamar Gadafi, que lleva más de 40 años en el poder. Las manifestaciones desembocaron en choques armados entre los rebeldes y las fuerzas gubernamentales, que causaron miles de víctimas mortales, según diversas fuentes.
El 27 de febrero, las fuerzas opositoras formaron en Bengasi, la capital rebelde en el este del país, el Consejo Nacional de Transición (CNT). Unos 45 países, incluido EEUU, reconocieron ilegítimo el régimen de Gadafi y de hecho proclamaron legítimo al CNT.
Los insurrectos apoyados por la aviación de la OTANse apoderaron el 22 de agosto de la mayor parte de la capital libia, Trípoli. El martes 23 de agosto lograron tomar el último baluarte de las tropas gubernamentales, el barrio de Bab al-Aziziya, donde su ubica la residencia de Gadafi. El destino del propio Gadafi se desconoce. Fue prometido un cuantioso premio por su captura.
Fuente: Ria Novosti, 30 de agosto de 2011.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Agressão imperialista à Líbia

Tripoli cai afogada em sangue

Ao fim de seis meses de insurreição, cinco dos quais apoiados por persistentes bombardeamentos da NATO, os contra-revolucionários tomaram a capital da Líbia. No assalto a Tripoli, a Aliança Atlântica e os mercenários e fundamentalistas islâmicos afectos ao Conselho Nacional de Transição (CNT) mataram tantas pessoas como as vítimas civis estimadas pelo governo líbio durante todo o conflito.
A batalha final por Tripoli iniciou-se sábado à noite quando colunas do CNT, na sua maioria vindas da região Oeste, começaram a atacar os arredores da metrópole. Nos dias precedentes, os rebeldes já tinham tomado cidades entre a fronteira Norte com a Tunísia e a capital, facto que, aliado às posições mantidas pelos rebeldes a Este fruto do constante apoio aéreo e naval da NATO, deixava ao governo líbio o controle de pouco mais que a faixa litoral entre a principal cidade do país e o porto petrolífero de Ras Lanuf, e, ainda assim, com Misrata em mãos pró-colonialistas interrompendo a ligação costeira entre as martirizadas Zliten e Sirte.
Não deixa de surpreender que o regime líbio tenha resistido tanto tempo. Não raras vezes, empurrou as hordas contra-revolucionárias para o desespero da derrota. No último momento, foram sempre os imperialistas a evitar a aniquilação dos bandos do CNT. Na conquista de Tripoli não foi diferente.
Para ler a matéria completa, clicara em AVANTE.

IX Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional do Museu Pedagógico


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Declaração de 200 intelectuais africanos afirma que França, EUA e Inglaterra são "Estados canalhas"

A mudança de governo que se perfila em Trípoli gera uma grande preocupação na África. Em declaração de 200 artistas, cientistas e políticos, França, Estados Unidos e Reino Unido são qualificados de “Estados canalhas”.
Kaos. Internacional | Cubadebate | 28-8-2011
 
La salida del líder Muamar al Gadafi inspira “el serio temor a un nuevo colonialismo”.
La iniciativa “Africanos preocupados”, que incluye, entre otros, al escritor Wally Serote y al ex ministro de los Servicios de Inteligencia sudafricano Ronnie Kasrils, expresa claramente lo que piensan muchos miembros de las elites africanas, informó DPA.
El presidente sudafricano, Jabob Zuma, acusa a la OTAN de haber “abusado” de la resolución de la ONU para la protección de la población en Libia con el fin de provocar el cambio de gobierno. Asimismo considera que con el “plan africano” para Libia se habría evitado la muerte de muchos civiles.
“La OTAN violó el derecho internacional, tenía en vista el cambio de gobierno en Libia”, asegura el profesor de política Chris Landberg, uno de los “africanos preocupados”. El “imperialismo” vuelve con “violencia y brutalidad”, se quejó la influyente Liga Juvenil del partido de gobierno sudafricano ANC.
El vicepresidente sudafricano, Kgalema Motlanthe, retomó la convocatoria de los grupos de izquierda de llevar a la OTAN ante la Corte Internacional de Justicia de La Haya por presuntas violaciones a los derechos humanos. La pregunta es si el tribunal tiene la voluntad y la capacidad de “hacer que los responsables rindan cuentas, inclusive los comandantes de la OTAN en el lugar”, dijo en una interpelación al respecto en el Parlamento en Ciudad del Cabo.
Motlanthe apuntó que la intervención de la OTAN en las operaciones de los rebeldes, no prevista en la resolución de la ONU, dificultará en el futuro cada nueva resolución de Naciones Unidas para intervenir. Sudáfrica es actualmente miembro no permanente del Consejo de Seguridad de la ONU.
Solo después de una intervención del primer ministro británico, David Cameron, ante Zuma se logró el jueves que Sudáfrica desistiera de su rechazo en el Consejo de Seguridad a la liberación de los bienes de Gadafi congelados. Zuma y otros líderes africanos siguen creyendo que podría haber una “solución africana” para Libia.
Para los jefes de Estado africanos no hay nada más sagrado que la “soberanía” de sus países. Lo que los líderes de África entienden por ello puede apreciarse en Zimbabwe o Madagascar. En ambas naciones la Unión Africana (UA) se mantiene pasiva desde hace años mientras hay gobernantes autocráticos que reprimen a sus pueblos.
En la cumbre de la UA del viernes en Addis Abeba, Etiopía, se espera que haya una declaración crítica hacia Libia, aun cuando entre tanto países como Kenia y Nigeria reconocen al gobierno de los rebeldes.

domingo, 28 de agosto de 2011

Atiram tinta vermelha no secretário Geral da OTAN

Jovem atira um vaso com tinta vermelha sobre o Secretario Geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen e o chama de criminoso de guerra. A tinta vermelha representaria o sangue dos líbios, dos afegãos e dos iraquianos que as tropas da Organização do Tratado Atlêntico Norte estão matando.
Assista ao vídeo



General Vo Nguyen Giap completa 100 anos

General revolucionário e político vietnamita nascido em An Xá, Le Thuy, província de Quang Binh, Indochina francesa, hoje Vietnã, fundador e comandante supremo do Exército do Povo do Vietnã, considerado um dos nomes mais famosos das guerras anticolonialistas e um dos maiores capitães de guerra da história do século XX, que impôs memoráveis derrotas militares aos franceses (1954) e aos estadunidenses (1973). Sexto de uma família de oito filhos, foi educado no liceu francês de Huê, e ainda adolescente tornou-se membro da resistência patriótica e foi preso como comunista (1930). Depois lecionou história em Hanói e doutorou-se em economia política, mas perseguido por suas posições políticas, refugiou-se na China (1941) onde fundou, com Ho Chi Minh e Pham Van Dong, a Liga Vietnamita pela Independência do Vietnã, conhecida como Vietminh. Começou a organizar o exército popular (1944) e deu início a uma revolução. No ano seguinte, vitorioso parcialmente, tomou parte, como ministro do Interior, na conferência de Dalat, em que a República Democrática do Vietnã, conhecida no Ocidente como Vietnã do Norte, tornou-se reconhecida como país semi-independente. Representou o país durante as negociações de Fontainebleau (1946) e, no ano seguinte, tornou-se generalíssimo. Na década seguinte comandou revolução pela independência definitiva e, na batalha de Dien Bien Phu (1954), impôs ao exército colonial francês uma derrota histórica e definitiva no Vietnãs. Depois de cercado por mais de cinco meses no vale de Dien Bien Phu, pelas forças dos guerrilheiros do Vietminh, precursores dos vietcongs que depois iriam enfrentaram os norte-americanos, o alto comando militar francês decidiu render-se ao general vietnamita, então com 43 anos de idade. Disposto a reintegrar todo o seu país, como Ministro da Defesa, dirigiu as forças regulares do Vietnã do Norte (1960) e as irregulares da Frente Nacional para a Libertação do Vietnã do Sul durante toda a guerra contra os Estados Unidos. A frente do exército norte-vietnamita, derrotou as forças dos Estados Unidos com uma desgastante guerra de guerrilhas. Comandando um exército tecnologicamente inferior, durante a chamada Ofensiva do Tet, suas tropas chegaram a combater nas ruas da capital do Vietnam do Sul, Saigon. Impôs, então, uma derrota fragorosa e a expulsão dos norte-americanos da península asiática do sul e a conseqüente unificação de todo o país (1975) sob um regime totalitário, de orientação chinesa. No novo governo continuou Ministro da Defesa e, por um curto período, foi Primeiro-Ministro do país. No início da década seguinte (1991) um dos grandes estrategistas militares do século XX retirou-se em definitivo da vida pública. Exemplo de uma vida centenária repleta de atos heróicos nacionalistas e obstinados empreendimentos em defesa de idealismos políticos, contou sua experiência militar em três livros: Manual de Estratégia Subversiva, Como Vencemos a Guerra e Guerra do Povo, Exército do Povo.
FONTE

Inauguram em Buenos Aires livraria internacionalista de esquerda e solidaria

Frente da "librería Gebara", emprendimento basco-argentino que reivindica
Che Guevara, o internacionalismo solidario e a luta dos povos.
El pasado viernes 26 deagosto, el céntrico barrio de San Telmo, en Buenos Aires, se convirtió en elescenario de un acontecimiento singular: la inauguración de una libreríainternacionalista denominada “Gebara”. Lo de Gebara es indudablemente por elChe, y en homenaje por su abnegada lucha por la libertad de los pueblos.Obviamente no está escrito a la manera castellana sino en euskera, precisamenteporque la sede de esta experiencia asociativa es un ámbito de las Asambleas delPueblo (una organización social que pelea por viviendas dignas para los vecinosdel barrio) y por el Capítulo argentino de Amigas y Amigos del Pueblo Vasco(Eukal Herriaren Lagunak), que hace de la solidaridad con Euskal Herria unaactividad militante.
La librería no sólo cuentacon literatura socialista e internacionalista, libros de la izquierda del Tercer Mundo y libros y publicaciones vascas, sino también camisetasreivindicativas (muchas de ellas del independentismo vasco), pins, pegatinas,cerámicas con motivos vascos, cuadros fileteados, banderas vascas (la ikurriñay la que reivindica la solidaridad con los presos y presas de ese país), y unagran cantidad de material sobre las luchas de los pueblos.
Allí también se vende larevista “La Maza” y el periódico Resumen Latinomericano, así como CDs de músicalatinoamericana y vasca y videos de cine social, rebelde y anticapitalista,además de lo mejor de la cinematografía militante vasca.
Adornado con banderas vascas,palestinas e irlandesas, y la tradicional wiphala de los pueblos originarios, yla cubana con la esfigie del Che Guevara, el local apunta a convertirse en sitioreferencial de lectores y cultores del internacionalismo.

sábado, 27 de agosto de 2011

Sem-terra, estudantes e sindicalistas vão às ruas cobrar governo

Milhares de manifestantes foram às ruas em Brasília e em outros estados reivindicar a volta da reforma agrária e o aumento do investimento em educação. Eles também reclamam que os empresários estariam sendo mais bem tratados na gestão Dilma Rousseff. Pauta foi entregue a autoridades dos três poderes, que prometem respostas até o fim da semana.

BRASÍLIA -  A luta por reforma agrária e mais verbas para a educação unificou uma série de movimentos sociais nesta quarta-feira (24/8) e levou milhares de camponeses, estudantes e sindicalistas às ruas de Brasília. Segundo os organizadores, de 15 mil a 20 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios protestar contra o que consideram descaso do governo. Nas contas da Polícia Militar, eram 5 mil.
No resto do país, a Via Campesina, um dos promotores das manifestações, calcula ter mobilizado 60 mil pessoas.
“Quando se trata das dificuldades enfrentadas pelos grandes banqueiros e empresários, a resposta do governo é muito rápida, como no caso da recente e vergonhosa isenção de impostos para o setor industrial”, reclamou um dos coordenadores da Via Campesina e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Joceli Andreoli.
Para ler a matéria por inteiro, clique CARTAMAIOR.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DOIS E DOIS QUATRO

Ferreira Gullar


Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena.

Como teus olhos são claros
E a tua pele morena
Como é azul o oceano
E a lagoa serena
Como um tempo de alegria,
Por trás do terror, me acena.
E a noite carrega o dia
Em seu colo de açucena
Sei que dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Mesmo que o pão seja caro
E a liberdade pequena.

A fama marxista em Wall Street

Por Samuel Brittan
Em meio a quase todas crises periódicas que afetam as economias mercantis, erguem-se vozes dizendo que "No fim das contas, Marx estava certo". Alguns anos atrás, Nicolas Sarkozy foi visto empunhando uma cópia de "Das Capital", enquanto nas últimas semanas gurus financeiros, entre eles Nouriel Roubini e George Magnus, escreveram artigos com referências ao pensador comunista.

Quando a recuperação acontece, a grita se dissipa, apenas para ressurgir na vez seguinte em que ocorre uma contração brusca. A primeira coisa errada no slogan é que ele tem pouco a ver com Karl Marx. Lembro-me de uma senhora, sob outros aspectos uma profissional extremamente inteligente que, quando indagada sobre por que era marxista, respondeu: "Eu fiquei entediada com os amigos de meu pai".

Marx sofreu nas mãos não apenas dos que distorceram interesseiramente seu pensamento, mas de críticos que o identificaram com a ditadura de Stalin ou mesmo com o regime de Mao Tsetung. É, evidentemente, absurdo culpar Marx, que viveu de 1818 a 1883, pelos crimes cometidos décadas após sua morte. Na verdade, o grande homem disse certa vez: "Seja lá que outra coisa eu possa ser, não sou um marxista". Muitos analistas sérios têm escrito sobre o que Marx quis dizer ou deve ter desejado dizer. Não sou um deles e minha desculpa principal para dar minha própria opinião extremamente seletiva é que nunca demonizei nem adorei esse homem.

O aspecto de Marx que originalmente me intrigou foi sua divisão da história após o fim da Idade das Trevas: feudalismo, capitalismo, socialismo e comunismo.
Para ler a matéria por completo, clique: FT

Como mudar o mundo, novo livro de Hobsbawm

Fernando Bogado - Página/12
Após se sentir parte da geração com a qual se extinguiria o marxismo da vida política e intelectual do ocidente, as crises financeiras, a espiral conflitiva do capitalismo e as mudanças na América Latina deram a Eric Hobsbawm, aos 94 anos, a alegria de voltar a Marx. Em seu novo livro, que tem o sugestivo título "Como mudar o mundo", o historiador refuta com sua habitual lucidez as más interpretações, arquiva os preceitos que envelheceram e utiliza as ferramentas oferecidas pelo autor de "O Capital" para entender o mundo no século XXI e fazê-lo um lugar melhor.
Aos 94 anos, depois de publicar suas extraordinárias memórias (Tempos Interessantes), o grande historiador inglês Eric Hobsbawm – que dedicou sua vida à análise e explicação da era moderna, desde a Revolução Francesa até os estertores do século XX – tinha um livro a mais para escrever: Como mudar o mundo. Após se sentir parte da geração com a qual se extinguiria o marxismo da vida política e intelectual do ocidente, as crises financeiras, a espiral conflitiva do capitalismo e as mudanças na América Latina lhe deram a alegria de voltar ao seu querido Marx. No livro, refuta com sua habitual lucidez as más interpretações, arquiva os preceitos que envelheceram e utiliza as ferramentas oferecidas pelo autor de O Capital para entender o mundo no século XXI e fazê-lo um lugar melhor.
Imaginem a cena: Eric Hobsbawm, reconhecido historiador inglês de corte marxista, e George Soros, uma das mentes financeiras mais importantes do mundo, encontram-se para um jantar. Soros, talvez para iniciar a conversa, talvez com o objetivo de continuar alguma outra, pergunta a Hobsbawm sobre a opinião que este tem de Marx. Hobsbawm escolhe dar uma resposta ambígua para evitar o conflito, e respondendo em parte a esse culto à reflexão antes que ao confronto direto que caracteriza seus trabalhos. Soros, ao contrário, é conclusivo: “Há 150 anos esse homem descobriu algo sobre o capitalismo que devemos levar em conta”.
A estória parece quase seguir a estrutura de uma piada (“Soros e Hobsbawm se encontram em um bar...”), mas é o melhor exemplo que o historiador inglês encontra para mostrar, no começo do seu livro, essa ideia que está pairando no ar há tempos: o legado filosófico de Karl Marx (1818-1883) está longe de ter se esgotado e, muito pelo contrário, as publicações especializadas da atualidade, o discurso político cotidiano, a organização social de qualquer país não fazem outra coisa que invocar o seu fantasma para lidar com esse angustiante problema que tomou o nome histórico de “capitalismo”.
No livro, recentemente publicado em castelhano, que leva o sugestivo título Como mudar o mundo, Hobsbawm volta a oferecer seu indiscutível talento para colocar as proposições daquele filósofo alemão que seguem tendo uma vigência definidora para construir o presente.
Para ler a matéria completa, clique ESQUERDA.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A falsificação na mídia iniciada pela Al Jazeera sobre a queda de Trípoli

Por Metro Gael
Ultrapassando anteriores falsificações dos mass media, tanto em escala como em descaramento, a encenação da manhã de ontem da Al Jazeera certamente ficará na história como uma das mais cínicas burlas cometidas pelos media corporativos desde as fotos manipuladas de iraquianos a derrubarem a estátua de Saddam Hussein após a invasão estado-unidense de 2003.
Na manhã de 22 de Agosto de 2011, a Al Jazeera divulgou uma reportagem "ao vivo" da Praça Verde em Tripoli, a qual afirmava mostrar a tomada da capital líbia pelas forças rebeldes. Cenas de regozijo e euforia envolviam a repórter da Al Jazeera, Zeina Khodr, quando ela declarou: "A Líbia está nas mãos da oposição".
As imagens foram reproduzidas imediatamente através do complexo da mídia global, com manchetes a trombetearem o "fim do regime Kadafi" e editoriais nos media corporativos do mundo especulando acerca do futuro da Líbia pós Kadafi.
Disseram que os filhos de Kadafi haviam sido presos e mais deserções foram anunciadas. A capital líbia agora estava, disseram-nos, nas mãos das forças rebeldes. Para muitos, parecia um facto consumado.
De facto, as fotos da Al Jazeera da Praça Verde foram uma falsificação elaborada e criminosa. A reportagem foi pré-fabricada num estúdio em Doha, Qatar. Esta informação foi passada à inteligência líbia e o povo líbio já fora advertido acerca da operação psicológica (psyops) qatariana um par de dias antes, na televisão estatal Rayysse.
A falsificação da Al Jazeera tencionava criar a impressão de que Tripol...
Para ler a matéria por inteiro, clicar METRO GAEL

Entenda mais:
'Plaza Verde' de Tripoli tomada por 'rebeldes' es en realidad un estudio cinematografico de Aljazeera en Qatar..!
 

Os heróis de Lula (gente do agronegócio) continuam em ação

MPT voltou a atuar em Campos, em junho e flagrou trabalho escravo

Repórter Brasil Publicada em 24 de agosto de 2011 · 11:37

Fiscalização trabalhista libertou 20 pessoas de condições análogas à escravidão, incluindo cinco adolescentes entre 16 e 18 anos de idade e seis mulheres, em Campos. Realizada no início de junho pelo grupo interinstitucional - formado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) -, a ação foi motivada por denúncia telefônica às autoridades. 
De acordo com Marcela Ribeiro, Procuradora do Trabalho em Campos, as condições encontradas na Fazenda Lagoa Limpa eram degradantes. Os empregados rurais não recebiam água potável durante todo o dia de trabalho. Não havia instalações sanitárias nas frentes de trabalho. Também não havia local adequado para as refeições e nem para armazená-las, já que os empregados traziam a comida de casa. As vítimas trabalhavam sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e não tinham a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinadas.
Nos últimos anos, uma série de operações verificaram a exploração de mão de obra escrava em fazendas da região de Campos, em especial no pesado trabalho nas lavouras de monocultivo de cana, sendo que desta vez dois trabalhadores realizavam a limpeza do mato que nasce entre as fileiras da plantação de cana, e os outros plantavam grama para uma empresa de jardinagem.
Os empregados eram moradores da região de Campos e trabalhavam no local desde abril. O MTE lavrou 13 autos de infração. As verbas rescisórias pagas a cada trabalhador superaram a quantia de R$ 1 mil. Os trabalhadores libertados também devem receber o Seguro Desemprego para Trabalhador Resgatado. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato telefônico com os envolvidos no ocorrido.
Após o flagrante, os empregadores assinaram Termos de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo a cumprir integralmente a legislação. Eles pagaram indenizações a título de dano moral individual e R$ 7,5 mil relativos ao dano moral coletivo. O valor será destinado a uma campanha publicitária para divulgação dos direitos dos trabalhadores rurais.
Indicação de leitura: Lula usa boné do Movimento Sou Agro

Libia: a agressão imperialista e a esquerda contaminada

A análise atual da realidade libia não deve passar pela falsa dualidade do debate "Kadafi: sim ou não", ou "Nem OTAN, nem Kadafi", mas pela condenação do Imperialismo e a defesa do direito dos povos a autogovernar-se.
por AFG. Historiador, especialista en Oriente Medio y Magrib
 
 
O braço armado do Imperialismo atual é representado por este símbolo: a OTAN.

Aparentemente, a atual situação de extrema confusão emanada das notícias veiculadas pelos meios de comunicação a serviço do imperialismo ocidental (União Européia e EUA) e seu braço armado, a OTAN (Organização do Tratado Atlêntico Norte), leva-nos a concluir que, enfim,  o imperialismo está perto de alcançar a vitória militar, pelo menos em sua guerra de rapida contra a Líbia.
No dia 23/08/11, as tropas mercenarias a serviço da OTAN, os clãs tribais de Benghazi ligados ao rei Idris I, os guerrilheiros da Al Qaeda e os liberais dissidentes do legítimo Estado libio, em conluio com o bombardeio indiscriminado da OTAN sobre a população civil, hospitais, escolas, terras cultivadas, hotéis, água e tanques de combustível, bem como armas pesadas, transporte, alimentação, comandos de campo e de inteligência militar proporcionado pela Santa Aliança (EUA, França Grã-Bretanha, Espanha, Itália, entre outros), ao que parece, estão varrendo o Trípoli capital. Alguns relatos falam de mais de 5.000 mortos e muitos feridos pelo bombardeio do Império e os ultrajes causados pela "mujahideen da liberdade" a serviço da OTAN.
Antecedentes históricos de una guerra imperialista por colônias e seus recursos. Esta guerra imperial, assimétrica, recorda muito outras intervenções militares após a Segunda Guerra Mundial no Magreb e outras partes do mundo chamado “Terceiro Mundo”. Nos restringiremos à região para contextualizar. Como nos anos 50 e 60, os atores não diferem daqueles franceses e ingleses que tentaram impedir a efetiva independência dos países do Magrebe e Oriente Médio. Em alguns casos, os paralelos com a descolonização da Argélia e Tunísia são evidentes.
Para acesso à matéria por inteiro, clicar Fonte.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Via Campesina ocupa Ministério da Fazenda

da Página do MST


A Via Campesina Brasil ocupou, na manhã desta terça-feira (23/08), o Ministério da Fazenda em Brasília, com 4.000 trabalhadores rurais.
As principais pautas trabalhadas pelo Movimento referem-se à questão das dívidas dos pequenos agricultores, cujo valor chega a R$ 30 bilhões, de acordo com o Ministério da Fazenda, e o contingenciamento do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
Os R$ 530 milhões destinados para promover desapropriações de terras para este ano já foram totalmente executados. O cenário para 2012 é ainda pior: está previsto um corte de R$ 65 milhões, segundo dados do próprio Incra, com o orçamento despencando para R$ 465 milhões.
O principal propósito da ocupação é que as negociações referentes às pautas sejam retomadas imediatamente.
Desde segunda-feira (22/8) os movimentos que integram a Via Campesina estão acampados em Brasília com quatro mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de 23 estados e do Distrito Federal, em um grande Acampamento por Reforma Agrária nos arredores do Ginásio Nilson Nelson.
Essa mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que acontece em todo o Brasil desde o dia 22 de agosto. Além do acampamento, atos políticos e culturais devem acontecer em Brasília e nos Estados onde os movimentos da Via Campesina estão organizados.

IT'S THE PETROLEUM, STUPID !!!


Queres saber porque se fazem as guerras, porque a Organização do Tratado do Atlantico Norte (OTAN) está bombardeando a Libia há meses?


Evitemos as análises, escutemos aos protagonistas. Durante a entrevista realizada pela jornalista Andrea Mitchell, através da rede internacional MSNBC, o senador democrata Ed Markey assegurou que “... Bom, nós estamos na Libia pelo petróleo. Igualmente porque o Japão o está pela tecnologia nuclear. E esta dependencia que temos de petróleo, é uma necessidade que tem os Estados Unidos de ter um programa de energia renovável no futuro”.
 
(TEXTO COMPLETO- VIDEO)

Diretor da S&P que rebaixou credibilidade estadunidense

Deven Sharma, presidente de la agencia calificadora Standard & Poor’s, renunció a su cargo, según información de prensa, a unas semanas que esa agencia despojó a Estados Unidos, por primera vez en la historia, de su máxima categoría crediticia.
S&P dijo que Sharma será reemplazado por Douglas Peterson, actual director de operaciones de Citibank, la principal división bancaria de Citigroup. Los diarios The Financial Times y The Wall Street Journal reportaron que Sharma será asesor de la empresa matriz de S&P, McGraw-Hill Cos, hasta finales de año.
Las informaciones, que citaron a personas allegadas al asunto, dijeron que la decisión de Sharma estaba en proceso mucho tiempo antes de que S&P degradara el 5 de agosto la calificación de la deuda estadunidense de AAA a AA+.
S&P se abstuvo de mencionar en su comunicado la degradación de la deuda estadunidense que sacudió a los mercados financieros en el mundo y que fue duramente criticada por el gobierno del presidente Barack Obama, el cual afirmó que el análisis de la agencia estaba equivocado desde sus orígenes.
La matriz de S&P, la compañía McGraw-Hill, ha dicho que Deven Sharna, que ha trabajado para S&P desde 2007, abandonará el cargo el 12 de septiembre, y le sucederá Douglas Peterson.
Para acesso à matéria por inteiro, acessar CUBADEBATE.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bolívia, refém do Brasil

Patria Grande
En el 2015, Brasil producirá fertilizantes con gas boliviano en dos enormes petroquímicas, mediante una inversión de cinco mil millones de dólares. La instalación se concretó después que YPFB precisó, en diciembre de 2009, que el gas a exportar tendrá un valor de 9.400 kilocalorías (KG) por millar de pies cúbicos, muy superior a las 8.900 KG del gas seco o metano. Si se tiene en cuenta que el contrato de venta de gas al Brasil (GSA), terminará el 2019, es obvio que Petrobrás obligará a prolongarlo, por todos los medios a su alcance.
Su director financiero, Almir Barbassa, recordó que ambos países están unidos por un gasoducto que no puede ser desechado y cuyo costo ascendió a 3.000 millones de dólares, aunque mencionó que la estatal brasileña tiene mayor flexibilidad para conseguir la materia prima de otras partes. Es obvio, sin embargo, que no es lo mismo traer el energético de la cercana frontera con Bolivia, que de ultramar o de sus campos off shore en el Atlántico. El argumento sólo servirá para que Petrobrás trate de rebajar los precios vigentes. La demanda de gas de Brasil se incrementará de 106 millones de metros cúbicos día MMmcd a 149 MMmcd entre el 2015 y el 2020, de ahí la enorme importancia de las petroquímicas de Minas Gerais (Periódico “Página 7”, 27-07-11).
Para acesso à matéria inteira, clique PATRIAGRANDE.

REFORMA AGRÁRIA NAS TERRAS PÚBLICAS CONTROLADAS PELA CUTRALE

Essa CUTRALE é a mesma que contou com a preciosa ajuda do aparelho repressivo do Estado, da grande imprensa, de agentes do ministério público e do presidente da Sociedade Ruralista Brasileira.

Cerca de 400 integrantes do MST ocuparam desde as 6h do dia 22 de agosto a Fazenda Santo Henrique, no município de Iaras (região de Bauru).
A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, que acontece a partir de hoje em vários estados onde o MST está organizado e também em Brasília, onde o Movimento participa do Acampamento Nacional da Via Campesina com o objetivo de pressionar o governo frente à paralisia no atendimento da pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais.
A ocupação realizada no município de Iaras reivindica a arrecadação da área para fins de Reforma Agrária e denuncia a indevida e criminosa utilização da área pela empresa Cutrale. Embora o MST venha fazendo continuamente a denúncia da grilagem desde 1995, a mídia oligárquica adotou uma postura covarde de manipulação de imagens para mobilizar a sociedade a favor da criminalização dos movimentos sociais do campo, ocultando a raiz do problema. A Cutrale, desde a década de 1980, está envolvida em crimes contra o trabalho e a economia brasileira, sempre se utilizando da ausência e da complacência do Estado.
Contato: 14. 9819 6552
Sobre a Jornada Nacional de Lutas:

domingo, 21 de agosto de 2011

Mal-educados

Assista à preciosa reportagem-documento "MalEducados!", acerca do problema da educação no Chile. Dirigido por Diego Marín Verdugo para Telesur de Venezuela.

Terrorismo internacional???

Em 18 de agosto, o Departamento de Estado incluyó a Cuba, por trigésima ocasión, en la espuria lista de “Estados patrocinadores del terrorismo internacional”, com o propósito de desmerecer a trajetória histórica daquele país e continuar justificando a política cruel e repudiada do bloqueio contra Cuba, desde 1961.

Tem os Estados Unidos moral para incluir Cuba em lista de países terroristas? Pergunta nota da Cancillería Cubana

El gobierno de Estados Unidos, que ha practicado históricamente el terrorismo de Estado, las ejecuciones extrajudiciales, los secuestros de personas, los asesinatos con aviones no tripulados, la tortura y las detenciones ilegales, que ha establecido cárceles secretas, que es responsable de la muerte de cientos de miles de civiles inocentes como resultado de sus guerras de ocupación y conquista en Iraq y Afganistán, que bombardea sistemáticamente a Estados soberanos como Libia, no tiene la más mínima moral ni derecho alguno de juzgar a Cuba, que tiene una trayectoria intachable en la lucha contra el terrorismo y que ha sido, además, sistemáticamente víctima de ese flagelo.
El gobierno de Estados Unidos actúa como si no hubiera amparado, de manera permanente, al criminal confeso Luis Posada Carriles, a quien no ha querido juzgar por cargos de terrorismo, a pesar de contar con abundantes pruebas. Posada Carriles, junto con Orlando Bosch Ávila, quien fue beneficiado por un perdón presidencial de George Bush padre, es autor del horrendo atentado contra un avión civil cubano en pleno vuelo, que costó la vida a 73 personas inocentes. También es responsable directo de la muerte del turista italiano, Fabio Di Celmo, durante los atentados con bombas en instalaciones turísticas cubanas en 1997. Hoy Posada Carriles se pasea libre e impunemente por las calles de Miami, tras haber sido absuelto en una farsa judicial en El Paso, Texas.
Al propio tiempo, como prueba irrefutable de su doble rasero, el gobierno norteamericano mantiene en injusta prisión y castiga a nuestros cinco luchadores antiterroristas, por preservar la vida de ciudadanos cubanos, norteamericanos y de otros países.
3 478 cubanos han muerto y otros 2 099 han quedado mutilados, como resultado de acciones terroristas, organizadas, financiadas y perpetradas desde territorio norteamericano, en muchos casos, con la propia complicidad del gobierno de Estados Unidos.
La manipulación política de un tema tan sensible como la lucha contra el terrorismo ofende también la memoria de las víctimas de los criminales actos del 11 de septiembre de 2001, hecho que suscitó la solidaridad y el ofrecimiento de ayuda incondicional de nuestro gobierno y pueblo.
Cuba exige al gobierno de Estados Unidos que castigue a los verdaderos terroristas que hoy residen en territorio norteamericano, libere a los Cinco Héroes y ponga fin a la política de bloqueo y hostilidad contra nuestro país, que atenta contra los intereses legítimos de ambos pueblos.
La Habana, 19 de agosto del 2011
Imagem agregada  RCBáez
FonteCubacoraje
Para entender mais o tema, acesse: 

sábado, 20 de agosto de 2011

Endividamento do brasileiro é recorde

Nem mesmo durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso. Na época, o endividamento representava 6% do PIB (Produto Interno Bruto), soma de todas as riquezas do país. Mas foi sob o governo Lula que o endividamento dos trabalhadores deu um grande salto, registrando 15% do PIB. No gráfico ao lado é possível acompanhar a evolução do endividamento, nos dois governos.
Um estudo intitulado “Radiografia do Endividamento das Famílias nas Capitais Brasileiras”, da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), aponta que 64%, em média, das famílias que vivem nas 27 capitais do país tinham dívidas, entre janeiro e maio deste anos. No mesmo período, em 2010, o endividamento era de 61%. Há capitais nas quais o endividamento é quase absoluto. Curitiba (PR), por exemplo, tem 88% das famílias endividadas; seguida por Florianópolis (SC), cujo índice é de 86%. Ou seja, quase nove entre 10 famílias estão endividadas nessas capitais. 
A mesma pesquisa também aponta que o valor médio da dívida aumentou quase 18%: de R$ 1.298 mensais, entre janeiro e maio do ano passado, para R$ 1.527 mensais, em igual período deste ano. Segundo um estudo da LCA Consultores, divulgado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, o total da dívida das pessoas físicas chegou a R$ 653 bilhões em abril. Em dezembro de 2009, a dívida das famílias estava em R$ 485 bilhões.
 
Fragilidade do crescimento econômico
O crescimento econômico é o pano de fundo do endividamento dos trabalhadores. O crescimento fez com que bancos e financeiras abrissem as torneiras do crédito, com prazos a perder de vista. Assim, muitos trabalhadores acabaram contraindo dívidas no cartão de crédito, cheque especial, financiamento bancário, crédito consignado, para compra de veículos e imóveis.
Para acesso à matéria por completo, clicar LIT-QI.